Um olhar sobre o cotidiano da sociedade da Grã Bretanha desde a década de 30 até os dias de hoje
A premiada exposição Observadores – Fotógrafos da Cena Britânica desde 1930 até Hoje – é uma das realizações de destaque da Art Unlimited, produzida em 2012, em conjunto com o Sesi-SP e o British Council.
Num movimento que se inicia em 1930 , chamado de Mass Observation, a mostra exibiu fotos selecionadas que traçam um perfil da fotografia britânica e retratou o cotidiano da sociedade e o comportamento das pessoas, o cenário dos lugares e o perfil cultural da região até os dias atuais.
A exposição apresentou obras de cerca de quarenta fotógrafos – incluindo muitos nomes famosos – que ao longo dos últimos 80 anos não concentraram sua atenção no mundo exterior nem em mundos interiores, mas em seu próprio país, e nos costumes, caráter e condições de seus habitantes. Focalizando o que essas imagens diversificadas transmitem sobre a característica essencial de um povo e lugar, a mostra questiona a natureza da fotografia em si e os usos que foram feitos dela ao longo do tempo. A mostra contou com a Curadoria de Martin Caiger-Smith e João Kulcsár e recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) em 2012, na categoria Melhor Exposição Fotográfica do Ano.
Mais sobre o Projeto