Em razão da presença de grandes índices de poluição ambiental no mundo, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 1993, o Dia Mundial da Água. A data propõe a reflexão sobre a relação do ser humano com este recurso que é essencial para a vida.
A ONU elaborou medidas cautelosas a favor da água e impôs a consciência ecológica em relação a este bem natural. Assim, é dever de cada ser humano conservar este grande patrimônio mundial responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra.
Para este ano, a agência da ONU UN-Water, que coordena ações em assuntos sobre água doce e saneamento, definiu o tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”.
Antenada às questões que norteiam o universo da água, a Art Unlimited, vem desenvolvendo projetos voltados ao tema. Desde 2012, por meio de leis de incentivo em parceria com a empresa Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas, a Art Unlimited tem trazido ao público, especialmente infantil, o multiplicador Projeto Água, Arte e Sustentabilidade.
O evento sociocultural de educação ambiental é composto por um espetáculo teatral interativo e uma exposição de arte popular brasileira que, com base científica, aborda diversos aspectos ambientais.
Criado para alunos de escolas públicas municipais, na faixa etária de 7 a 12 anos, o projeto itinerante mostra aos jovens estudantes a importância de pensar em formas conscientes de utilizar a água desde cedo, para que se tornem adultos que contribuam para a manutenção do meio ambiente.
A ideia é a de que as crianças levem para dentro de suas casas rotinas mais saudáveis e fáceis de aplicar. O projeto ganhou repercussão na imprensa brasileira. Confira.
A próxima temporada do Projeto Água, Arte e Sustentabilidade será realizada de 06 a 28 de abril (de segunda a sexta, às 09h e às 14h30), no Paço Municipal de Mauá, região do Grande ABC, em São Paulo. Não perca!