Coleção do Museu de Arte Fuji de Tóquio chega ao MON – Objeto do desejo e inspiração para os maiores mestres do Impressionismo

A partir do próximo dia 20 de junho, a Art Unlimited leva ao Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, a consagrada série de gravuras Ukiyo-e, dos Mestres Hokusai e Hiroshigue – Coleção do Museu de Arte Fuji de Tóquio.

Com significado literal “Retratos do Mundo Flutuante”, o Ukiyo-e trata-se de um estilo de pintura similar à xilogravura, uma técnica amplamente difundida no século XVIII e XIX que influenciou fortemente o Movimento Impressionista e várias  cópias compuseram   coleção de grandes mestres do impressionismo como, por exemplo, Edgar Degas e Vincent Van Gogh.

A Exposição traz  uma seleção representativa de obras japonesas do período Edo (1603-1868). Traços fortes, precisão, novos temas e pigmentos , a experimentação com diferentes técnicas retratam  paisagens, flagrantes do cotidiano e imagens de guerreiros e atores teatrais oriundas de Edo e Osaka.

A mostra  celebra  os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, assinado no dia 5 de novembro de 1895, evento que marcou o início das relações que se desenvolvem e enriquecem até hoje os dois países.

A exposição da arte e da cultura milenares do Japão fica aberta ao público até o dia 02 de agosto. Imperdível!29_05-blog-option01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *